quarta-feira, 13 de abril de 2011

PINTURA "FORE-EDGE"

A pintura For-Edge, é uma arte feita no corte, ou cortes do livro, quando muito bem prensado, e       
  somente visível inclinando as páginas, em estado normal, não é possível ver a pintura,   
   esta arte também é chamda de "pintura invisível". 





Pintura For-Edge, ou Invisível, no corte lateral, superior e inferior.




quinta-feira, 31 de março de 2011

A casa da memória

De partituras centenárias a peças de artesanato, Biblioteca Nacional soma 540 mil , de direito autoral desde 1896, 19% deles só nos últimos quatro anos, como mostra levantamento feito para o GLOBO.

    O Brasil é um país composto majoritariamente de poetas, um tanto de músicos, um pouco de roteiristas e quase nada de romancistas.O Brasil é um país com cerca de 540 mil registros nos mais de cem anos de serviço de seu principal órgão para a inscrição de direito autoral, a Biblioteca Nacional. É uma material que serve como memória intelectual da sociedade, e cuja análise ilumina os hábitos de criação do brasileiro num momento em que se discute tanto a importância do direito do autor.
    Um levantamento feito pelo Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional, a pedido do GLOBO, mostra como a procura pelo cadastro auroral vem crescendo ao longo das décadas. O serviço foi instituído há 115 anos, mas 19% do total de registros foram realizados de 2007 até hoje. O primeiro livro de tombo, como é chamada a publicação em que se arquivam as informações sobre cada registro, teve 500 itens e demorou dez anos para ser preenchido. Hoje, a biblioteca precisa abrir um novo livro em pouco mais de dez dias.
   - O boom do registro autoral ocorreu por volta de 1995 - diz Rejane Schneider, servidora responsável técnica pelo EDA. - O Brasil passou por uma onda de cidadania após os anos Collor (1990-1992), e isso fez com que as pessoas percebessem que deveriam exigir seus direitos e tornou nosso setor mais popular.
O registro de direito autoral no Brasil teve início em 1896, com a Lei 496, do escritor e deputado pernambucano Medeiros e Albuquerque, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Tratava-se da primeira norma específica para o tema no país. Desde então, cabe à Biblioteca Nacional receber romances, poemas, letras e partituras de músicas roteiros, ilustrações, fotos ou qualquer outra categoria de obra impressa. Além do EDA, outros órgãos aceitam o cadastro de obras intelectuais: a Escola de Música da UFRJ, para músicas; a Escola de Belas Artes da UFRJ, para esculturas, pinturas e a produção artística em geral; e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, para projetos em seus campos e afins.
    Depois que uma obra é registrada, o documento entregue à instituição responsável passa a pertencer ao Estado. Isso quer dizer que nem mesmo seu autor tem acesso ao conteúdo diretamente: caso queira utilizar a obra, ele precisará pagar por uma cópia por isso, os funcionários do EDA sugerem que as pessoas não deixem seus originais, mas nem sempre funciona. Nos arquivos da biblioteca, há originais de fotos, ilustrações e até diários. Não tem muito tempo, um senhor chegou ao escritório com um livro de quadrinhos, todo desenhado à mão, e o entregou às atendentes. Resultado: nunca mais verá o livro.
    Cada registro custa entre R$ 20 (texto) e R$ 60 (imagem colorida) para pessoas físicas, mas é possível inserir sob o mesmo número mais de uma obra. Há um caso de uma pessoa que cadastrou mil volumes de uma vez num único registro, pagando a mesma quantia de quem registra um. Ou seja: a quantidade de obras guardadas na biblioteca pode ser duas, cinco ou até dez vezes maior que 540 mil registros.
- No arquivo, temos desde partituras de Chiquinha Gonzaga, do início do século passado, até uma peças de artesanato feita em lã, com quatro coelhos bordados à mão. Eu chamo de família coelho - conta Rejane. - O registro de direito autoral é uma casa da memória brasileira.

Continua...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Casa da memória

continuação...

    Em 2010, o Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional efetuou em média 2.900 registros por mês. A maior parte, 30,76%, foi de poemas - letra de música sem partitura são incluídas nessa categoria. Em seguida, vêm músicas (15,55%), roteiros para cinema e TV (13,45%), livros didáticos (5,08), romances (4,97%) e contos ou crônicas (4,14%). Já peças de teatro, teses, quadrinhos, periódicos, fotos e outro gêneros somados chegam a 26, 05%do total. São Paulo é o estado com  mais pedidos (36,8%), seguido de Rio de Janeiro (22,41%), Bahia (7,2%) e Paraná (6,41%).
    - Eu venho aqui par não ter amolação depois - conta Sebastião Pedro, músico evangélico e morador de Nova Iguaçu, que esteve na  biblioteca na semana passada para registrar as letras de dez canções, entre elas "Jesus Cristo, o professor". - Já registrei mais de 200, tenho um CD pronto. Falta só gravar.
Como Sebastião, há centenas de desconhecidos que registram suas obras no EDA. Sua maior motivação é ter mais segurança sobre a autoria de uma obra. Mas há situações em que a pessoa simplesmente busca uma maneira de "imortalizar" sua criação por razões afetivas.
    Após acontecimentos marcantes, como a queda de um avião, por exemplo, a procura pelo serviço aumenta. Sobretudo com parentes de vítimas querendo cadastrar poemas ou desenhos sobre a tragédia. Nos últimos anos, uma mulher de cerca de 50 anos tem ido à biblioteca regularmente para registrar poemas em homenagem ao finado marido. Detalhe: vai vestida de noiva.
    - Às vezes acontece de alguém chegar dizendo que quer registrar uma música e, em vez de nos dar a partitura e a letra impressa, começa a cantar. E ainda pede que a gente anote - conta Rejane Schneider. - As pessoas não sabem bem i significado do registro autoral, muitos acham que estarão divulgando sua obra e que podem recolher os direitos aqui.

Cadastro Nacional de Livros

    Há uma boa parcela de autores, porém, que já tem plena consciência do valor do cadastro e de seu uso. Cerca de 30% das entradas para registro autoral vêm acompanhadas de pedidos para o International Standard Book Number (ISBN), um sistema internacional que identifica numericamente os livros para sua publicação. No Brasil, o cadastro do ISBN também é atualizado pela Biblioteca Nacional. Isso significa que quase um terço dos autores já pensam em tornar públicas suas obras.
    - A Agência Brasileira do ISBN totaliza, hoje, 934.387 registro. Trata-se de uma banco de dados riquíssimo, que vai constituir a matriz inicial para a criação do Cadastro Nacional de Livros, uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livros cuja versão pra testes será disponível em Julho - conta Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional. - Esse cadastro vai centralizar informações sobre as obras editadas e comercializadas no país, reunindo capa, sinopse e preço. Em vez de registrar seus catálogos em diversas livrarias, as editoras poderão cadastrar suas obras numa única vez, as livrarias evitarão os custos que a criação de catálogos próprios exige. e os editores de pequeno porte serão especialmente beneficiados, pois terão oportunidade de divulgar melhor suas publicações.

FONTE: Segundo Caderno do jornal O Globo
29 de Março de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Boicote à HarperCollins

Bibliotecas americanas iniciaram uma campanha de boicote a livros da megaeditora HarperCollins, em resposta à decisão da empresa de estabelecer um limite de 26 empréstimos para as versões digitais dos seus títulos. Na semana passada, a editora anunciou um novo modelo de venda de e-books para bibliotecas, no qual cada capítulo digital só poderá ser lido 26 vezes. Depois disso, as bibliotecas terão que recomprar a licença para manter o livro em catálogo. A medida pretende estabelecer para os e-books, por contrato, um limite de uso que no caso dos livros impressos ocorre naturalmente, devido ao desgaste que obriga as bibliotecas a reporem periodicamente seus exemplares. As bibliotecas, no entanto, dizem que 26 é um número baixo e provocará um aumento excessivo em seus gastos.

FONTE: Caderno Prosa & Verso do Jornal O Globo de
12 de Março de 2011.

sábado, 12 de março de 2011